Cerimónia Assinala Conclusão da Última Laje do Complexo Social de Santa Clara
No dia 23 de junho de 2025, a Santa Casa da Misericórdia do Funchal assinalou um momento simbólico e de grande significado com a conclusão da última laje do edifício principal do futuro Complexo Social de Santa Clara.
A cerimónia, que decorreu no local da obra, contou com a presença da Presidente da Assembleia Legislativa Regional, do Presidente do Governo Regional da Madeira, das Secretarias Regionais da Saúde e Proteção Civil e da Inclusão, Trabalho e Juventude, bem como de diversas personalidades da vida civil e religiosa.
A sua presença reforçou o reconhecimento público da importância deste projeto para a Região Autónoma da Madeira.

Com um investimento total de 13.165.240,00€ + IVA, a empreitada – iniciada em outubro de 2024 – está a ser executada pela SOCICORREIA – Engenharia, S.A., com fiscalização e coordenação técnica da TPF – Consultores de Engenharia e Arquitetura, S.A.
O novo Complexo Social irá acolher:
* Um Lar de Idosos com 51 quartos e 85 camas;
* Cinco Residências Assistidas para pessoas com graus variados de dependência;
* Um Centro de Dia com capacidade para 30 utentes;
* Um Centro de Reabilitação Gerontológica, com piscina terapêutica;
* Zonas exteriores e instalações técnicas desenhadas para o conforto, mobilidade e bem-estar dos utentes.
Este projeto é cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e representa um dos mais ambiciosos investimentos sociais da Região, materializando a missão da Santa Casa da Misericórdia do Funchal de proporcionar respostas sociais de qualidade, sustentáveis e humanizadas, especialmente para a população mais idosa.
Com mais de cinco séculos de história, a Santa Casa reafirma, com este investimento, o seu compromisso inabalável com a comunidade e o futuro.